Boas praticas na preparação de caldas e no uso de equipamentos de aplicação (tomate)

Webinar (No âmbito do projeto compreender)

Inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_4sbqbk5sTQmkXHBPWX5fMg

O Centro de Competência para o Tomate de Indústria (CCTI) vai realizar, no próximo dia 28 de Abril, o Webinar “Boas Práticas na Preparação das Caldas e no Uso do Equipamentos de Aplicação”. Neste evento, dedicado ao sector do tomate, serão discutidos os resultados de projetos de inovação, assim como  as potencialidades de várias soluções tecnológicas pensadas para melhorar as práticas de aplicação de caldas.
Este tema é de grande atualidade devido aos desafios criados pelas metas do pacto-ecológico europeu – “GREEN DEAL” – sobre os sistemas agrícolas, o qual obrigará a uma maior eficiência no uso das caldas de tratamentos, assim como na forma como fazemos agricultura.
O evento terá como oradores os professores Marcelo Ferreira, da Universidade Estadual Paulista e o Professor António Mexia, Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia e coordenador científico dos Grupos Operacionais “QUALITOMATE” e “Lycopersicon2Times (LTT)”.
Quais os objectivos deste evento?
Para além da partilha de conhecimento, este webinar tem também como objetivo identificar as ferramentas mais eficazes para comunicar os avanços  e vantagens operacionais deste tipo de tecnologia e conhecimento.  Este objetivo insere-se no projeto em curso “COMPREENDER”, promovido pelo CCTI dentro da medida 20.2.4 do PDR2020.
Ao longo do evento os participantes poderão apresentar questões aos oradores, as quais servirão de base a um grupo temático, que pretende reunir no próximo dia 1 de Junho de 2021, numa parcela a definir no Ribatejo para ensaiar as técnicas e conhecimentos debatidos no webinar.
Do Cartaxo a formato online
Este evento insere-se nas sessões técnicas relacionadas com a produção de tomate para indústria, que o CCTI realiza desde 2015, sempre com o objetivo de divulgar novas tecnologias e conhecimento que possam ajudar a aumentar a produtividade desta cultura.
Desde 2015 que estes eventos ocorriam no auditório da Quinta das Pratas, um espaço da Câmara Municipal do Cartaxo onde convergiam já com regularidade, representantes do cluster do Tomate-Indústria nacional. Esta dedicação à ID&I setorial aparece como resultado da vontade do Ministério da Agricultura, da Indústria do Tomate e da CAP e acolhimento do Cartaxo desde a sua criação.
Este evento, devido ao contexto de pandemia, irá realizar-se online, em formato webinar.